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Marketing diz respeito a relação entre a organização e seu mercado, em particular seus clientes atuais e potenciais. Os clientes são a força vital do negócio e, sem eles, a empresa não tem futuro. Sendo assim, para ser bem-sucedida e obter lucro, toda empresa precisa visar a identificação e satisfação das necessidades de seus clientes, e o objetivo do marketing é, portanto, ajudá-la a atingir esses objetivos.

Definição de Marketing

Em essência, o marketing é um conceito relativamente simples, mas cujo fundamento é a base da abordagem fundamental para se dirigir uma empresa. Essa simplicidade pode fazer que o real significado do marketing seja mal compreendido ou mal interpretado. E, se não entendemos o que é marketing, temos de torcer para que nossos concorrentes também não entendam – porque, se eles compreenderem, terão uma vantagem competitiva sobre nós.

Um bom modo de explicar o marketing, é aprofundando a compreensão sobre sua definição mais usada:

“Marketing é a identificação e a antecipação das necessidades dos clientes, e a satisfação lucrativa dessas necessidades”.

Em essência, marketing é uma filosofia de negócios que diz que é fácil alcançar seus objetivos empresariais se você entende e satisfaz as necessidades dos clientes, clientes devem ser a “razão de existir” da empresa. Na frase acima, há quatro questões principais incluídas em nossa definição, são elas:

  1. Identificação: para ser verdadeiramente orientada ao marketing, a empresa precisa identificar as necessidades do cliente. A pesquisa de marketing, associada a tomada de decisão de marketing, é a marca registrada de uma empresa orientada ao marketing.
  2. Satisfação: os clientes precisam sentir que os benefícios oferecidos pelos produtos ou serviços da empresa satisfazem suas Caso isso não aconteça, a probabilidade de a venda se repetir é bem pequena.
  3. Lucratividade: lucro é um objetivo claro da empresa, e parte da recompensa no que diz respeito a satisfazer as necessidades do cliente.
  4. Antecipação: parte do que o marketing precisa fazer é estudar o comportamento e as atitudes do cliente, de modo que seja possível prever quais mudanças afetarão a demanda futura por produtos e serviços.

Também é importante ressaltar que, ao estabelecer e manter relacionamentos com os clientes, o vendedor faz uma série de promessas baseadas no desempenho de um produto ou serviço oferecido, ou seja, nos benefícios inerentes a oferta que, na opinião do vendedor, atendem as necessidades dos clientes.

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A Gibbs Consultores Associados é uma consultoria focada em inovação. O serviço de consultoria oferecido ao cliente, acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações.
O que é marketing e o que minha empresa ganha com isso?