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CAPITAL INTELECTUAL – O diferencial competitivo das empresas na era da informação.

Qual o diferencial de sucesso das organizações no mundo cada vez mais competitivo e globalizado, onde a tecnologia e as informações são acessíveis a todos? O que fortalece a marca de uma empresa no mercado?

A resposta está na adaptação das organizações às mudanças, na valorização e desenvolvimento contínuos do capital humano, na criação e disseminação do conhecimento, na utilização do conceito clássico de recursos humanos, ou seja, “o homem certo no lugar certo” que considera o talento, a criatividade e a aptidão individual e grupal fundamental para a criação do diferencial competitivo nas empresas.

Quando as empresas decidem que o capital intelectual existente será uma vantagem competitiva, devem administrá-lo com excelência, pois, “o capital intelectual é o conhecimento que vai para casa depois do expediente” – afirmava Thomas Stewart em seu livro Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva nas empresas – e, para transformá-lo em capital estrutural e mantê-lo como propriedade da empresa, é necessário sua disseminação e apropriação pela organização.

A escritora goiana Cora Coralina tem uma frase prefeita que traduz a importância da disseminação do conhecimento, dizia ela: “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Conhecimento e informação hoje só gera resultados se forem compartilhados, não adianta a empresa possuir um tesouro guardado se não puder oferecer aos outros em forma de produtos ou serviços, ou então, desmotiva e não retém talentos entre seus colaboradores.

A mudança na gestão de pessoas tem provocado novas atribuições, devendo desempenhar papéis operacionais e ao mesmo tempo estratégicos, exercendo papéis múltiplos e complexos, para criar valor e obter resultados, não devendo focar apenas no trabalho a ser desenvolvido, mas no objetivos e metas a serem atingidos.

De acordo com Chiavenato (2002), a gestão de pessoas produz profundos impactos nos colaboradores e nas empresas. A maneira de lidar com as pessoas, de buscar, integrar e orientar, de capacitar e desenvolver, e até de recompensar são fundamentais hoje em dia. A qualidade na forma de como as pessoas são geridas na organização é um aspecto crucial na competitividade organizacional.

As empresas de hoje precisam compreender que seu principal potencial é o ser humano e o capital financeiro resigna-se para o capital intelectual. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso mais valioso e importante, pois a informação está em formato digital de bits, o que permite trabalhar uma quantidade incrível de informações comprimidas e transmitidas na velocidade da luz.

Administrar é a arte de gerir processos e pessoas em um ambiente organizacional, visando compatibilizar os objetivos individuais aos organizacionais. Mas como fazê-lo em um ambiente de turbulências e incertezas?

Este é o grande desafio…

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O diferencial competitivo das empresas