GibbsGibbs

Gibbs Consult

Analisando o Processo de Compras dos Clientes

Praticar Gestão Estratégica de Vendas – GEV na sua empresa requer sensibilidade para saber o que realmente funciona e o que não funciona nas relações com seus clientes e parceiros.

Somente com estudos e análises permanente do público e de seus produtos é que torna-se possível contribuir para melhor compreensão do que o gestor pode realizar a partir de escolhas conscientes, a fim de que a gestão de vendas seja personalizada para cada tipo de negócios.

Quatro estratégias são essenciais na construção de uma gestão de vendas com resultados eficientes. São elas: análise do processo de compra versus processo de vendas da empresa; planejamento e gerenciamento da equipe de vendas; atendimento qualificado gera venda diferenciada e fidelização dos clientes. Nesse sentido, abordaremos cada assunto em textos separados e de acordo com a sequência acima descrita.

ANALISANDO O PROCESSO DE COMPRAS DOS CLIENTES

Qual o principal objetivo de uma empresa?

A resposta que mais se aproxima em termos comerciais pode ser: vender mais, satisfazendo uma necessidade de mercado e ter como consequência o lucro. Para toda empresa com desejo de aprimorar seu departamento de vendas comercial, ela precisa saber como seu cliente pensa; como ele se sente; como ele age e como ele compra.

o comportamento do consumidor identifica influências, estímulos e estágios visando maior compreensão das etapas de compra. São elas:

  1. O reconhecimento das necessidades, onde o cliente identifica a falta de um produto/serviço ou reconhece a necessidade de obtê-lo.
  2. A busca de informações, que é a coleta de dados com pares, família e mercado.
  3. A avaliação das alternativas levantadas na busca, comparando e selecionando duas ou três opções entre essas alternativas.
  4. A decisão de compra onde clientes compram mercadorias quando acreditam que a habilidade do produto em solucionar problemas vale mais que o custo de comprá-lo.
  5. Avaliação do cliente pós-consumo, a experiência que vai gerar satisfação ou insatisfação com a compra. Os resultados são significantes porque os consumidores guardam suas avaliações na memória, e referem-se a elas em decisões futuras.

O papel do bom vendedor é identificar necessidades e transformá-las em desejos. As empresas devem estar preparadas para satisfazer necessidades e desejos dos clientes. Identificar a necessidade do cliente é mais fácil que o desejo. De que exatamente os clientes precisam quando vão a uma loja de carros? Toda empresa deve desenvolver estratégias de abordagem em vendas diferenciadas e obter melhor resultado no processo de vendas. O cliente chega a uma concessionária com um modelo de carro em mente, mas, dependendo da abordagem, argumentos e da negociação, compram um carro superior a sua necessidade, compram o sonho, o desejo.

A gestão estratégica de vendas resulta na consideração da sua marca, produto ou serviço para compra, ou seja, seu produto ou sua marca precisam ser lembrados e considerados no momento da compra. Nessa hora, você deve se perguntar: minha marca, meu produto ou meu serviço quer ser lembrado ou considerado na hora da compra do cliente?

Gibbs
About Gibbs
A Gibbs Consultores Associados é uma consultoria focada em inovação. O serviço de consultoria oferecido ao cliente, acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações.
Gestão estratégica de vendas – GEV